A pulverização é um processo essencial na agricultura, mas também representa altos custos com combustível, água e defensivos. Para enfrentar esse desafio, uma tecnologia 100% brasileira vem transformando a fruticultura: o Sistema de Pulverização Eletrostática (SPE)
O que é o SPE?
O SPE é um kit desenvolvido no Brasil que pode ser instalado em máquinas agrícolas convencionais. Ele utiliza bicos hidráulicos compatíveis com diversos equipamentos de pulverização, inclusive os manuais, tornando-se acessível a pequenos e grandes produtores.
Segundo Jefferson Gitirano Neto, coordenador de Desenvolvimento Técnico de Mercado da empresa Travicar Tecnologia Agrícola, o sistema garante aplicação mais uniforme, precisa e segura, reduzindo perdas por deriva e evaporação.
Economia real no campo
O fruticultor Fernando Marins, com mais de 19 anos de experiência no Vale do São Francisco, relatou que antes gastava 8 mil litros de calda em seis hectares de manga. Com o SPE, esse número caiu para apenas 2 mil litros uma redução de 75%.
Além disso, já no início ele registrou uma economia de 20% em agrotóxicos, além de menor consumo de água e combustível.
Mais eficiência, menos impacto
As gotas pulverizadas pelo SPE recebem carga elétrica e atingem a planta com maior velocidade e precisão. Isso aumenta a janela de pulverização, permitindo aplicações mesmo em condições de vento, baixa umidade ou altas temperaturas.
Outro benefício é ambiental: a diminuição da deriva e dispersão garante que os produtos atinjam apenas a planta, evitando contaminação do solo e da água.
Expansão e uso em diversas culturas
Criado em 2013, o sistema já é utilizado em todos os estados do Brasil e também em países como Espanha, Chile, Argentina e Estados Unidos. Além da manga, culturas como uva, citros e melão já se beneficiam da tecnologia.